Escolha por unidade ou interesse

Arduino Intermediario: Matriz de LED com sensores

×

Mensagem de aviso

Para se inscrever faça o login / cadastro no Fab Lab.
Responsável 
Curso disponível na(s) Unidade(s) 
Data 
25/10/2018 - 13:30
26/10/2018 - 13:30
27/10/2018 - 09:00
Objetivo 

A Oficina tem como objetivo avançar nas pratícas do Arduino, programando e criando visualizações em uma matriz de LED 4x5 pixel e instalando sensores para dar continuidade na oficina 20 Pixel de Dados.



A quem se destina?

Pessoas que tem algum conhecimento de programação e eletrônica ou já participaram de alguma oficina de Arduino ou fizeram a oficina 20 Pixel de Dados.

 

Materiais

Notebook com a IDE do Arduino instalada (quem não tiver ou não puder trazer, favor entra em contato fablab.itororo@itsbrasil.org.br. Os itens realizados nesta oficina serão expostos no laboratório.

 

Sobre a Oficina 20 Pixel de dados

 

A Oficina 20 pixels de dados é uma proposta para construir uma matriz de led de 4x5 pixels em escala humana, e trabalhar coletivamente para criar visualizações de dados relacionadas ao ambiente e questões locais. A ideia da Oficina é construir um dispositivo de mídia open source para exibir representações visuais que possam ser significativas para o contexto local.

A atividade de construção objetiva facilitar a apropriação da tecnologia pelos participantes, capacitando-os a fabricar e desenvolver um dispositivo de mídia urbana a partir de uma abordagem colaborativa. Ao contrário das matrizes led disponíveis, além do alto custo são estruturas fechadas com software proprietário, a matriz proposta é de baixo custo, fácil de fazer e de tecnologia aberta. Os pixels serão construídos com compensado de madeira,acrílico e fita led, os quais serão montados pelos participantes. Serão usados Arduino com relés e sensores para controlar o acionamentos dos leds.

A partir das discussões com os participantes sobre as questões locais, será definido o que será coletado e como será exibido. Poderão ser usados sensores de som, luz, temperatura, umidade, presença para coletar dados. A resolução de 4x5 pixels permite exibir letras e números, que podem ser usados para mensagens de texto. A proposta de discutir o que será exibido e se é relevante localmente é trabalhar criticamente com a percepção e apropriação coletiva do espaço.