Architecture for Dogs

 

FAB LAB LIVRE SP: Prefeitura e JAPAN HOUSE São Paulo abrem concurso de projetos de arquitetura para “casas de cães”

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a JAPAN HOUSE São Paulo, abre edital que vai selecionar até quinze melhores projetos de arquitetura e design para casas de cães. Esta é a primeira iniciativa da rede FAB LAB LIVRE SP de oferecer um ciclo de projetos temáticos em toda a rede pública de fabricação digital. As inscrições estão abertas a partir do dia 24 de janeiro.

 

A iniciativa faz parte da exposição “Architecture for Dogs: Arquitetura para cães”, em cartaz na JAPAN HOUSE São Paulo.

 

O concurso “Ciclo de Projetos I edição – Novos olhares, novas escalas: seu design para casas de cães” tem por objetivo difundir ainda mais o uso de novas tecnologias digitais e oferecer um ambiente de prototipação e execução de ideias inseridos na Cultura Maker. Os ganhadores terão seus projetos expostos no primeiro andar da JAPAN HOUSE São Paulo, nos dias 6 e 07 de abril.

 

Para incentivar os inventores da cidade e estimular sua participação, a equipe da rede FAB LAB LIVRE SP preparou um cronograma especial com horários de orientação voltados para o concurso (veja abaixo) a partir do dia 13 de fevereiro. A primeira atividade, no dia 29 de janeiro, às 18h30, na JAPAN HOUSE São Paulo, tem o intuito de trazer mais informações sobre a iniciativa e o conceito da exposição. Na ocasião, Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JAPAN HOUSE São Paulo; e Lourenço Gimenes, um dos fundadores da FGMF Arquitetos, realizarão uma palestra aberta e gratuita sobre o conceito da exposição e a proposta deste ciclo, bem como algumas orientações teóricas para o desenvolvimento dos projetos.

 

A partir deste momento, aliado a visitação à exposição, as pessoas podem se engajar em uma ideia e ir até qualquer laboratório de fabricação digital para receber orientação sobre como avançar no seu projeto. A rede FAB LAB LIVRE SP também continua aberta e disponível em todo horário comercial para quem quiser colocar seu projeto em prática.

 

O Ciclo de Projetos é voltado para todos os cidadãos e cidadãs acima de 14 anos que obrigatoriamente precisam formar grupos de três a quatro pessoas. O concurso também visa promover o debate acerca dos limites e tangências da fabricação digital, com base nos movimentos “Faça Você Mesmo”/ “Façamos Juntos”, ou Do It Yourself/Do It Together (em inglês), que incentivam a capacidade de qualquer pessoa poder inventar, construir, modificar e/ou fabricar diversas iniciativas com as próprias mãos.

 

Na primeira fase, serão selecionados 45 projetos a serem distribuídos em todas as doze unidades da rede FAB LAB LIVRE SP. Os critérios de seleção em todas as etapas são ineditismo e criatividade. Na segunda fase, serão selecionados até quinze melhores projetos. O júri será composto por representante da Prefeitura de São Paulo, JAPAN HOUSE São Paulo, da empresa de móveis planejados Ornare e da FGMF Arquitetos. Os ganhadores terão seus projetos expostos no último final de semana da exposição “Architecture For Dogs: Arquitetura para cães”, nos dias 6 e 7 de abril, na JAPAN HOUSE São Paulo.

 

PROGRAMAÇÃO

 

JAPAN HOUSE SÃO PAULO:

29/jan - 18h30 - Palestra sobre a iniciativa “Novos olhares, novas escalas: seu design para casas de cães”, com Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JAPAN HOUSE São Paulo e Lourenço Gimenes, sócio fundador do FGMF Arquitetos;

- Após a 2ª Divulgação dos resultados da 2ª Seleção: Os finalistas

04/abr - Entrega dos trabalhos/projetos finalistas na JHSP;

05/abr - Montagem dos projetos finalistas na JHSP;

06/abr e 07/abr - Exposição dos projetos finalistas;

07/abr – 18h – Retirada dos projetos finalistas na JHSP;

 

FAB LAB LIVRE SP:

24/jan - Divulgação online do Edital de Concurso: Ciclo de Projetos – 1ª Edição: novos olhares, novas escalas: seu design para casas de cães”.

- Após a divulgação dos selecionados para as oficinas e orientação de projetos

13/mar a 30/mar - Início da Etapa de produção nos FAB LAB LIVRES SP (horários reservados para os inscritos no Edital de Concurso);

31/mar a 02/abr - 2ª Seleção de projetos

 

Confira o edital e o formulário de inscrição abaixo!